
Planejamento de Carreira Artística
“De que adianta correr se você não sabe para onde está indo?” Provérbio Chinês
São vários os fatores que precisam ser analisados quando você está planejando sua carreira artística/criativa. Cada caso é um caso, e cada indústria possui as suas peculiaridades.
Em termos gerais, o processo de planejamento de carreira passa pelas seguintes etapas:
- Analisar Identidade (Pessoal e Artística)
- Explorar o Mercado
- Implementar Identidade (Offline e Online)
- Criar Algo Autêntico
- Mapear Relacionamentos e Players
- Desenvolver e Executar o Plano de Ação
1. Analisar Identidade (Pessoal e Artística)
A identidade pessoal é a mistura dos seus valores, sonhos e personalidade. É quem você é, e deve continuar sendo. Ter clareza em relação a isso é essencial para que você não se torne escravo do seu sonho.
Já a identidade artística corresponde a sua visão artística para o seu trabalho. É a junção daquilo que você ama, com aquilo que você odeia, com aquilo que você sabe e com a forma como você acha que a sua arte deveria ser. Se é para sonhar, sonhe um sonho seu.
Somente a partir desse momento vale a pena “se perder” na próxima etapa: EXPLORAR O MERCADO. Se você tentar explorar o mercado antes de ter essa clareza a seu respeito, você será como um barco perdido no oceano. Conhece o sentimento?
2. Explorar o Mercado
Essa parte é a parte mais cruel e realista do processo.
Não adianta achar que força, foco e fé vão te levar ao sucesso. O mundo real não é assim. Sinto muito.
Mas isso não significa que você precisa vender sua alma para dar certo.
É através de inteligência de negócios e criatividade que você será capaz de encontrar o seu lugar/nicho. Pesquise, leia, converse com pessoas da indústria…
Se nessa etapa você não encontrar um lugar ou nicho de mercado, aí vale a pena voltar à etapa anterior e explorar variações da sua identidade artística que tenham um potencial maior de dar retorno.
3. Implementar Identidade (Offline e Online)
Agora que você já sabe quem você é, e em qual nicho do mercado que você quer se posicionar, é hora de assumir isso para você mesmo e para o mundo.
Basta pensar na resposta que você dá quando te perguntam o que você faz da vida. Qual é a sua resposta? O Plano B ou o Plano A?
Sua identidade online deve refletir esse posicionamento. Você provavelmente vai ter que deletar alguns posts e/ou itens do seu portfolio. Talvez tenha de mudar sua bio e seu site. Faz parte do trabalho.
4. Criar Algo Autêntico
Quando o processo de criação é conscientemente autêntico (por conta da etapa 1), a chance da obra transcender é exponencialmente maior. Essa obra desenvolvida após as etapas 1, 2 e 3 será o seu principal cartão de visitas.
5. Mapear Relacionamentos e Players
A teoria dos seis graus de separação (que diz que são necessários no máximo seis laços de relacionamentos para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas) é o segredo dessa etapa.
Comece primeiro por quem você conhece diretamente na indústria escolhida. Se tiver gente que já atua no seu nicho, melhor ainda.
Depois explore pessoas que você conhece que podem conhecer alguém. Anote os nomes e contatos (se não tiver, procure online).
Por último liste também pessoas da indústria que você não tem contato algum mas que são relevantes.
O porquê de fazer isso tudo é explicado na próxima etapa.
6. Plano de Ação
Ser descoberto é uma ilusão. São histórias que pessoas contam somente para satisfazer sua própria preguiça e terceirizar a responsabilidade de sua carreira.
É lindo sonhar que um dia alguém com grana vai ver seu trabalho e vai falar: Nossa! Você é incrível! Quero bancar a sua carreira. Toma aqui um monte de dinheiro e todos esses contatos fantásticos que eu tenho.
hahahahahaha
Esquece amigo e amiga. Mesmo quando caça talentos “encontram” artistas, geralmente esses artistas são “encontrados” porque estão mostrando seu trabalho!
Quem precisa ver a sua arte (especialmente a obra que você criou na etapa 4)? É aqui que entra a lista que você criou na etapa 5.
Geralmente eu divido a lista em dois grupos principais: Pessoas próximas e distantes. Para cada um desses grupos eu traço uma estratégia, e depois personalizo baseado na identidade de cada um.
Spam não resolve, então você precisa ser criativo. O online ajuda, mas o offline é onde há mais chance de sucesso.
Obviamente existem vários outros pontos e detalhes que são importantes para traçar um plano de carreira artística realista e viável. Esse post resume somente os primeiros passos para você começar.
Vai ser difícil e vai dar trabalho. Mas se você pensar bem, viver também não é tão fácil assim. Tem jeito e tem caminho, você “só” precisa descobrir qual é o seu.
Se viver de arte fosse fácil, Hitler não teria se tornado político.
Leo Rapini
Coaching Criativos
www.coachingcriativos.com.br